domingo, 22 de março de 2009

Coleção “Os Grandes Educadores” resume biografia e conceitos dos principais teóricos da educação

Lançado pela Paullus e produzidos pela Atta, a coleção “Os Grandes Educadores”, é uma boa alternativa para quem precisa dominar os principais conceitos dos grandes teóricos da Educação. Os vídeos, sempre apresentado por um especialista brasileiro, é alternado de entrevistas, direto ou indiremente com os principais teóricos. Mostra sua vida pessoal, suas pesquisas e em alguns casos, instituições que trabalham com suas teorias no Brasil.


Piaget

Direção: Yves de La Taille. Produtora: Atta Mídia e Educação. Lançamento: 2006 Duração: 111 minutos. Sinopse: Biólogo de formação,psicólogo cognitivo, filósofo por afinidade, Piaget construiu uma obra longa, coerente e sistematizada. Os conceitos que cunhou marcaram o campo da Pedagogia a tal ponto que muitos o consideram, erroneamente, um educador. Para guiar o professor que pretende conhecer melhor o tema, este video apresenta de forma clara os principais conceitos piagetianos. Conforme Yves de La Taille, ¨a teoria de Piaget é importante para todos os adultos que lidam com crianças, pois oferece instrumentos que ajudam a entender não apenas o desenvolvimento da inteligência, mas suas decorrências, como a formação do comportamento e da personalidade da criança¨.

Vygotsky

Título: Lev Vygotsky ;Direção: Marta Kohl de Oliveira .Produtora: Atta Mídia e Educação. Ano lançamento: 2006. Duração: 45 minutos Sinopse:Lev Vygotsky se preocupa em entender o funcionamento psicológico do ser humano, integrando aspectos biológicos e culturais. Com relação à educação, a teoria de Vygotsky enfatiza o papel da aprendizagem no desenvolvimento humano, valorizando a escola, o professor e a intervenção pedagógica. Talvez por isso, suas idéias têm tido tanta repercussão entre os educadores do ocidente, apesar de sua distãncia no tempo e espaçõ (viveu na antiga União Soviética e morreu amais de 60 anos). A produção de Vygotsky foi vasta: escreveu cerca de 200 trabalhos científicos que foram pontos de partida para inúmeros projetos de pesquisa posteriores, desenvolvidos por seus colaboradores e seguidores, e ainda centrais na agenda de psicologia da educação contemporânea.
Educaçadores brasileiros

Produtora: Atta Mídia e Educação, ano 2007. Duração 53 minutos.
Sinópse:Anísio Teixeira, Lourenço Filho e Fernando de Azevedo foram os grandes precursores dos movimentos da Escola Nova no Brasil e estiveram à frente das principais reformas educacionais do país. Quer mediante suas apresentações em Psicologia, Pedagogia, Sociologia e Filosofia, quer pela participação direta nas políticas públicas (incluindo aí a criação do MEC, universidades, Institutos de Educação e a CAPES), os três ¨cardeais¨ da Educaão Brasileira transformaram e consolidaram o sistema educacional brasileiro.

Skinner

Sinopse:Ao lado de Freud e Piaget, Skinner foi um dos três pensadores mais citados do século XX. Notabilizou-se como um pesquisador original e influenciou profundamente a psicologia norte-americana e mundial a partir da década de 50. Skinner é um daqueles pensadores que despertam acalorados debates, fonte de inesgotáveis polêmicas. Em relação à educação, Skinner pregou a eficiência do reforço positivo, sendo contrário a punições e esquemas repressivos. Rejeitou noções como a do livre-arbítrio e defendeu que todo comportamento é determinado pelo ambiente, embora a relação do indivíduo com o meio seja de interação e não passiva. Foi autor de trabalhos nos quais defende o uso de procedimentos eficazes para o manejo do comportamento com o intuito de melhorar a sociedade e tornar o homem mais feliz.

Paulo Freire/ Biografia.

Produtora: PAULUS Vídeo. Ano lançamento: 2008. Tempo duração: 40 minutos Sinopse: A importância do diálogo e a necessidade de levar em conta os interesses e pressupostos do educando são idéias quase consensuais entre os educadores atualmente. Mas não eram antes de Paulo Freire. Aliando uma sofisticada elaboração intelectual com um olhar corajoso e uma enorme capacidade de comunicação, Paulo Freire influenciou e influencia educadores de todo o mundo. Para falar de uma figura tão rara e inspiradora, onze pessoas que conviveram, estudaram, trabalharam com Paulo Freire unem-se para tratar de sua vida e obra nesta coleção.O DVD aborda. Como diz Nita Freire, a vida e a obra em Paulo Freire se confundem. Seu pensamento é fruto daquilo que vivenciou. É um dado coerente com sua visão da educação: deve partir da vida e servir à vida. Neste DVD: • À sombra das árvores • SESI - tempo fundante • Angicos • Exílio • Chile - \'A pedagogia do Oprimido\' • Suíça - andarilhando pelo mundo • África • A volta - recomeço • Secretaria.

John Dewey

Direção: Marcus Vinicius da Cunha. Ano lançamento: 2006
Tempo duração: 40 minutos. Sinopse: John Dewey foi um dos mais notáveis filósofos americanos da educação. A defesa de uma escola democrática e a valorização da experiência bem como do pensamento reflexivo foram suas marcas mais profundas. John Dewey foi um dos expoentes do pragmatismo. para essa filosofia, o pensamento e a ação formam um todo indivisível e toda formulação teórica é uma hipótese ativa a ser demonstrada em situação prática de vida. Para John Dewey, devemos recusar verdades incontestáveis, dogmatismos eformulações inquestionáveis, e enfatizar a descoberta, o diálogo e a busca do consenso.
Edgar Morim

Direção: Edgard de Assis Carvalho. Ano lançamento: 2006. Tempo duração: 55 minutos. Sinopse:Edgard Morim um dos maiores intelectuais da atualidade, é um crítico da fragmentação do conhecimento. Propõe o desenvolvimento do pensamento complexo, uma reforma do pensamento por meio do ensino transdisciplinar, capaz de formar cidadãos planetários, solidários e éticos, aptos a enfrentar os desafios dos tempos atuais. Este video apresenta os principais conceitos presentes no pensamento de Morin. Segundo Edgar de Assis Carvalho,\\\'a educação do futuro exige um esforço transdisciplinar que seja capaz de rejuntar ciências e humanidades (...) precisamos enfrentar os paradoxos que o desenvolvimento tecnoeconômico trouxe consigo, globalizando de um lado e excluindo do outro\\\'.

Howard Gardner

Direção: Kátia Cristina Stocco Smole. Produtora: Atta Mídia e Educação. Duração 40 minutos. Sinopse: Howard Gardner, psicólogo e Ph.D da Universidade de Harvard, tornou-se mundialmente conhecido ao publicar sua Teoria das Inteligências Múltiplas, mostrando que a inteligência é composta de pelo menos oito competências: lógico-matemática, lingüistica, interpessoal, corporal cinestésica, musical, espacial e naturalista. A Teoria das inteligêcias Múltiplas teve enorme receptividade entre educadores do mundo todo, pois traz uma nova forma de enxergar o aluno e tem profundas implicações nas práticas pedagógicas. Passados cerca de 20 anos de publicação da Teoria, o que fica cada vez mais clara é a importância da contribuição de Gardner para o entedimento de como funciona nosso cérebro e de como aprendemos.

Carl Rogers

Produzido em 2007, este DVD tem 35 minutos de duração. Sinopse. Formado em História e Psicologia, aplicou à Educação princípios da Psicologia Clínica, área em que atuou por mais de 30 anos. Na Educação, Rogers representa a corrente humanista. Valoriza técnicas de intervenção facilitadora e considera fundamentais atitudes como a de uma escuta sensível e congruência por parte dos educadores para que possam ajudar na evolução de um ser humano, que é essencialmente bom e ávido por conhecimento. Suas idéias, um importante contraponto às idéias comportamentalistas de B. F. Skinner, tornaram-se mais conhecidas no Brasil nos anos 70, principalmente a partir de grupos de estudos orientados pela educadora Rachel L. Rosenberg. É nessa época que Rogers dirige sua atenção de maneira prioritária à educação, propondo uma pedagogia que valoriza a experiência e é centrada no aluno. Acredita que o aluno aprende melhor, é mais criativo e capaz de solucionar problemas quando encontra um ambiente humano e de facilitação.

Wallon

Direção: Izabel Galvão. Ano lançamento: 2006
Duração: 43 minutos. Sinopse: Uma das originalidades da teoria Wallon é sua tentativa de ver a criança de um modo integral. Wallon busca compreender o desenvolvimento de forma integrada, levando em conta os domínios cognitivo, afetivo e motor. Wallon considera que a escola é um lugar onde se educa, mas, principalmente, onde se deve estudar a personalidade da criança. A perspectiva teórica de Wallon traz ainda uma preocupação bastante atual: como construir uma educação para todos, independente de sua condição social, origem ou raça, e, ao mesmo tempo, uma educação para cada um, que contemple a complexidade do indivíduo em todas as suas dimensões.

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