domingo, 22 de março de 2009

MEC oferece série com 50 DVDs para melhorar a prática pedagógica nas escolas públicas

Melhore a sua experiência educacional com os vídeos da coleção DVD Escola do Ministério da Educação.
São 50 discos, abrangendo as principais disciplinas escolares. Alguns são voltados para o aprendizado dos estudantes, e outros para a formação do professor. Veja o conteúdo completo dos DVDs. Mairores detalhes:www.dvdescola.com
Ciências - DVD 1
De onde vem? Série de animação apresentada por uma criança muito curiosa, que procura entender a origem das coisas. As explicações são sempre acessíveis e bem-humoradas.
Educação Especial - DVD 2
Deficiência mental: série que apresenta relatos de experiências bem-sucedidas de inclusão de crianças portadoras de deficiência mental na rede pública de ensino.
Deficiência física: série que mostra depoimentos de portadores de deficiência física a respeito de suas experiências para enfrentar e superar seus próprios limites e os preconceitos. A série traz também análises e comentários de familiares e profissionais da área de saúde.
Escola / Educação - DVD 3
Avaliação e aprendizagem: a série trata das diversas metodologias utilizadas para avaliar o aprendizado dos alunos: avaliação diagnóstica, formativa e somativa. Mostra que não há um modelo a ser seguido. É preciso desenvolver um processo de avaliação de acordo com o projeto político pedagógico da escola. A série também levanta questões como “O que é avaliação? Por que avaliar? O que e como avaliar?”, além de abordar critérios para a construção do processo de avaliação e as dificuldades cotidianas encontradas para implementar uma nova cultura avaliativa.
Convívio escolar: série que discute como as relações da criança com a família e com a escola influem no processo de aprendizagem.
Educação infantil: série sobre a Educação Infantil no Brasil. A necessidade do contato da criança, logo nos primeiros anos, com a escola. O que os pais podem fazer para ajudar? As dificuldades encontradas nesse processo e as possíveis soluções.
Escola / Educação - DVDs 4 e 5
Aula lá fora: série que documenta uma sala de aula de uma escola da rede pública municipal de Santo André, em São Paulo, e mostra as atividades desenvolvidas na preparação, realização e comunicação de pesquisas em campo realizadas pelas turmas.
Ética - DVD 6
Direitos humanos: esta série faz um alerta: 50 anos depois de instituída a Declaração Universal dos Direitos Humanos, eles ainda são desrespeitados.
Geografia - DVD 7
Momento Brasil: série que mostra a riqueza geográfica e ambiental do Brasil, numa viagem por algumas de suas mais importantes paisagens, urbanas e naturais.
História - DVD 8
História do Brasil por Boris Fausto: série narrada pelo historiador Boris Fausto e que, por meio de documentos e imagens de arquivo, traça um panorama político, social e econômico do País, desde os tempos coloniais até os dias atuais. A série é composta, ainda, de entrevistas com algumas personalidades que ajudaram a escrever essa história.
Brasil 500 anos: um novo mundo na TV - série que relata a aventura das grandes navegações nos séculos XV e XVI, encenada por bonecos. A chegada dos portugueses ao Brasil, em 1500, as primeiras peripécias do processo de colonização, assim como idéias, costumes, fatos políticos e econômicos do período.
História - DVD 9
500 anos: o Brasil-Colônia na TV - série em que bonecos animados contam sobre alguns dos principais aspectos da história da colonização do Brasil, como a adaptação dos colonos à terra, o ciclo da cana-de-açúcar e a comercialização de escravos.
História - DVD 10
500 anos: o Brasil-Império na TV - nesta série, bonecos contam como se sucederam alguns dos principais fatos históricos do Brasil durante o século XIX. As conjunturas e transições do país, desde a chegada da Corte portuguesa ao Brasil até a Proclamação da República.
História - DVD 11
500 anos: o Brasil-República na TV - série em que bonecos animados explicam acontecimentos políticos importantes para a formação do Brasil contemporâneo.
História - DVD 12
Breve história das capitais brasileiras: partir de depoimentos de um historiador local e de moradores, a série conta a história de importantes cidades brasileiras. Aspectos geográficos, culturais e sociais são apresentados sob o ponto de vista histórico.
Língua Portuguesa - DVD 13
O que acontece quando lemos: programa que analisa o processo de leitura e os vários aspectos envolvidos nessa atividade. O ato de observar as letras no papel e a compreensão de um texto inteiro.
Orto e grafia: série com 40 programas em que o teatro de fantoches é utilizado para explicar questões de fonética e ortografia para as crianças.
Língua Portuguesa - DVDs 14, 15, 16 e 17
Nossa Língua Portuguesa 2: série com questões e dúvidas mais freqüentes no uso da Língua Portuguesa, analisadas pelo professor Pasquale Cipro Neto, que recorre a trechos de músicas populares, anúncios publicitários e textos da imprensa como fontes para o estudo da gramática.
Literatura - DVD 18
Mestres da literatura: série que apresenta a vida e a obra de grandes escritores brasileiros. Particularidades da vida pessoal e profissional de cada um como a formação acadêmica, o estilo literário e suas principais publicações.
Matemática - DVDs 19 e 20
Arte e matemática: série que mostra as relações entre Matemática e Arte nos mais variados meios e expressões. Enquanto a Matemática apresenta a face mais rígida e estruturada da criação artística, a Arte representa a face mais intuitiva e lúdica do pensamento matemático.
Matemática - DVD 21
Mão na forma: nesta série, a brincadeira com as formas da natureza ajuda a compreender as teorias e regras da geometria.
Matemática na vida - razão e proporção: série que aponta a riqueza das possibilidades na construção do conhecimento, utilizando conceitos matemáticos de razão e proporção, baseados em situações significativas e presentes no contexto cultural do aluno.
Pluralidade Cultural - DVD 22
Índios no Brasil: série que traça um perfil da população indígena brasileira e mostra a relação dessa população com a natureza, o sobrenatural e os não-índios.
Escolhi viver aqui: .série que revela como pessoas de diversos países se identificaram com o Brasil e decidiram viver aqui.
Fazendo Escola: Ensino Médio - DVD 23
A História e os caminhos da gestão escolar: programa histórico apresenta o processo de construção da gestão escolar no Brasil, debatendo a questão desde o tempo dos jesuítas, passando pelo Manifesto dos Pioneiros e, posteriormente, pela luta rumo à redemocratização, até os dias de hoje. Imagens de arquivo e gravação com especialistas de todo o país sobre o tema.
O papel dos colegiados na gestão escolar: o programa mostra os diferentes tipos de colegiados que compõem uma gestão democrática. O tema é discutido a partir da experiência de um colégio de Goiás.
O papel do professor: o programa apresenta uma reflexão sobre os novos desafios impostos ao professor nos dias de hoje. A prática pedagógica de uma escola de Minas Gerais motiva a discussão sobre o papel do professor.
O projeto político pedagógico: passo a passo - o programa mostra as etapas na construção do Projeto Político Pedagógico, a partir da experiência em escolas que estão iniciando o seu projeto e em outras que estão revendo os objetivos e reformulando o PPP.
Fazendo Escola: Ensino Médio - DVD 24
Princípios e bases da gestão democrática: fala da construção das instâncias da gestão democrática, a partir da redemocratização do País. Depoimentos de especialistas, diretores e coordenadores pedagógicos mostram os caminhos para a estruturação da gestão democrática nas escolas: a elaboração do projeto político pedagógico, a construção do conselho escolar e a participação da comunidade, dentre outros.
O jovem no ensino médio: uma troca de correspondência entre uma escola de Pernambuco e outra do Rio de Janeiro motiva a mostra das atividades realizadas pelos estudantes do ensino médio dessas duas realidades brasileiras, além de conduzir a discussão sobre o protagonismo juvenil.
A função do gestor: mostra a experiência de gestão democrática em duas escolas de São Paulo. Esse é o ponto de partida para um debate, que contextualiza a função atual do diretor em suas diversas atribuições: administrativa, pedagógica, comunitária, etc.
Escola e inclusão social: debate a inclusão social em seus diversos aspectos - étnico, racial, sócioeconômico, de portadores de necessidades especiais, entre outros - a partir da inclusão promovida em algumas escolas do País.
Fazendo Escola: Ensino Médio - DVD 25
O projeto político pedagógico: conceitos e significados - o programa discute a importância da elaboração de um projeto político pedagógico e da compreensão dos conceitos e significados envolvidos, a partir da prática exercida em algumas escolas do país.
Os diferentes projetos da escola: mostra os diversos tipos de projetos que uma escola pode realizar intra ou extramuros: projetos disciplinares, interdisciplinares, sociais, comunitários, parcerias, etc. O debate chama a atenção para a necessidade de se valorizar o conteúdo de cada disciplina, mesmo em projetos interdisciplinares.
As políticas públicas e a gestão escolar: apresenta as políticas públicas para o ensino médio e como elas norteiam as atividades e a gestão das escolas. Experiências de diversas escolas motivam o debate.
Com Ciência: Ensino Médio - DVD 26
Rio (con)vida: mostra o protagonismo de uma escola do município paraibano de Pombal na preservação do Rio Piancó. Essa ação, desenvolvida de forma interdisciplinar, além de estimular a aprendizagem, conseguiu conscientizar e envolver toda a comunidade.
Física moderna: o que é a luz? Qual é a origem das cores? Como a física moderna explica isso? É possível ensinar a física moderna no Ensino Médio? O programa mostra como os professores de uma escola de São Paulo conseguiram trabalhar essas questões em sala de aula.
Rádio escola: o Liceu do Conjunto Ceará desenvolveu um projeto e colocou uma rádio no ar, em caráter experimental. O programa mostra como surgiu essa idéia e como professores e alunos se envolveram nesse projeto. Mostra também como o projeto despertou a curiosidade e o interesse até mesmo daqueles alunos que tinham “horror” a algumas disciplinas, como a Física.
Xadrez na escola: o que se pode aprender jogando xadrez? Que disciplinas se envolveram nessa “jogada”? O programa revela o que este jogo secular fez por uma escola do Distrito Federal. E como o xadrez envolveu toda uma comunidade.
Com Ciência: Ensino Médio - DVD 27
Química - experimentar sem medo: a Química é “um bicho de sete cabeças”? Não é bem assim o que pensam os alunos de uma escola de ensino médio do Distrito Federal. O programa mostra como os alunos podem aprender conceitos químicos de forma experimental, sem medo de errar, construindo seu próprio conhecimento.
Estação da vida: imagine uma aula sobre algas marinhas numa praia belíssima! Foi essa experiência que os alunos de uma escola de ensino médio de São Luiz (MA) viveram em Panaquatira, um santuário ecológico de aves migratórias. O programa revela o que esses estudantes puderam aprender nesse laboratório a céu aberto.
Pescando soluções: o que você sabe sobre os efeitos da concentração de mercúrio no organismo humano? Será que você pode ingerir alimentos que tenham altas concentrações de mercúrio, como peixes, por exemplo? Conheça a solução encontrada por uma pesquisadora e veja como uma escola técnica atuou num projeto envolvendo pescadores de uma região ribeirinha do norte fluminense.
O futuro na escola: experiências com girinos da rã-touro-gigante e clones de dálias têm a ver? Simplesmente são dois entre tantos outros projetos desenvolvidos por uma escola em São Caetano do Sul, que, pelo grau excelência, vêm sendo apresentados por seus alunos, há cerca de uma década, nas reuniões anuais da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência (SBPC). De fato, o futuro já chegou nessa escola.
Com Ciência: Ensino Médio - DVD 28
Matemática discreta: o que tem uma coleta seletiva de lixo a ver com a Matemática? O que é Matemática Discreta? E Teoria dos Grafos? O programa revela como professores e alunos do Colégio Pedro II, no Rio de Janeiro, enfrentaram essas questões e propuseram soluções.
Dengue: um problema de todos - uma guerra pela saúde. Assim agiram professores e alunos de ensino médio junto à comunidade de Porto Nacional, em Tocantins, no combate à dengue, que tinha se instalado na região em proporções alarmantes. O programa mostra como uma escola pode aprender conteúdos e atuar numa comunidade de forma cidadã.
A vida das embalagens: como a vida útil das embalagens de chips ou de garrafas pet pode servir de estímulo à aprendizagem da Química? O programa mostra o que uma escola de ensino médio de Belo Horizonte realizou nesse projeto, que envolveu outras disciplinas e promoveu uma aprendizagem significativa.
Sala de Professor: Ensino Médio - DVD 29
Colônia: professores de Artes, Geografia e História comentam esse programa da série História do Brasil por Boris Fausto, sugerindo atividades para trabalhar o conteúdo em sala de aula. Para cada uma das disciplinas são explorados os seguintes conceitos: poder, dominação, relações sociais, cultura, ética e identidade (História); geografia colonial, espaço geográfico como meio de interação social e a escala das interações “sócio-espaciais” (Geografia); e imagem como registro, documento e interpretação da História, imagem e a construção do imaginário e princípios de montagem e edição de imagens (Artes).
Redemocratização: professores de História, Geografia e Língua Portuguesa comentam esse programa da série História do Brasil por Boris Fausto, sugerindo atividades para trabalhar o conteúdo em sala de aula. Para cada uma das disciplinas são explorados os seguintes conceitos: democracia, cultura e inserção social – exclusão social (Geografia); democracia, representação política, sistemas de governo, anistia política, mobilização social e movimentos populares (História); e linguagem adequada ao público alvo, os diferentes gêneros do texto narrativo, tempos verbais e o poder da palavra (Língua Portuguesa).
A ordem no caos: professores de Antropologia, Artes e Matemática comentam esse programa da série Arte e Matemática, sugerindo atividades para trabalhar o conteúdo em sala de aula. Para cada uma das disciplinas são explorados os seguintes conceitos: ordem / desordem, entropia / neguentropia, acaso, complexidade, padrão, ciência e conhecimento (Antropologia); padrões de repetição, ordem/desordem, arte abstrata geométrica / arte abstrata informal e arte concreta (Artes); e história da Ciência e da Matemática, padrões, determinismo e incerteza / linearidade e não-linearidade, a beleza na Matemática, quebra de paradigmas- da certeza à dúvida, criatividade e ousadia em Ciência, geometria euclidiana e geometria fractal, simetria / rotação / translação e Teoria do Caos (Matemática).
Como Fazer? A Escola: Ensino Médio - DVD 30
Cachoeirinha, PE - Escola Corsina Braga: o programa mostra o trabalho desenvolvido pela Escola Corsina Braga, na cidade de Cachoeirinha (PE), que realizou o seu primeiro fórum sobre drogas a partir do debate em torno do programa Fugindo do Moinho, no Como Fazer? A Escola. A realização do projeto reuniu a comunidade escolar e buscou envolver todas as disciplinas: Biologia, Português, Matemática, entre outras. Quais os resultados obtidos na aplicação do programa de educação da TV Escola.
Teresina, PI - Escola Fontes Ibiapina: escola e comunidade se unem para lutar contra a evasão escolar e a repetência, por meio da aplicação dos projetos Educando para a vida, Literarte - uma lição para a vida e Cidadania ativa.
Acaraú, CE - Liceu de Acaraú: programa visita o município de Acaraú, no litoral norte do Ceará, para mostrar o trabalho desenvolvido pelo Liceu Maria Alice Ramos Gomes, a partir do programa Peixes, da série Olho Vivo, exibido pela TV Escola. A realização do projeto envolveu professores, alunos e comunidade, que se reuniram às margens do açude local para contextualizar e tratar interdisciplinarmente os temas abordados. Após o evento, os alunos apresentaram, de maneira criativa, o que aprenderam durante as atividades. Por fim, o professor que organizou a experiência enumera as etapas de trabalho necessárias para a realização de um projeto.
Santa Izabel do Pará, PA - Escola Estadual Antônio Lemos: o programa apresenta a Escola Estadual Antônio Lemos, situada no município de Santa Izabel do Pará - PA (a trinta quilômetros da capital Belém), que incorporou a TV Escola ao seu projeto pedagógico como forma de melhorar a qualidade de trabalho e de ensino. A partir da utilização de programas exibidos na TV Escola, a comunidade escolar realizou projetos ligados às áreas de saúde e preservação ambiental.
Rio de Janeiro, RJ - Colégio Pedro II: o vídeo mostra o trabalho desenvolvido, no Rio de Janeiro, pelos professores do Colégio Pedro II, que, em parceria com o Museu Nacional, criaram o Programa de Iniciação Científica (PIC), com o intuito de despertar nos alunos do EM o gosto pela pesquisa no campos das ciências naturais e humanas. Os coordenadores contam como surgiu a idéia de criação do PIC, detalham suas várias fases e comentam os resultados obtidos.
Salto para o Futuro - DVDs 31 e 32
Ler e escrever: compromisso da escola - esta série tem por objetivo discutir o ensino da leitura e da escrita, visto como uma tarefa da escola e um desafio para todas as áreas do conhecimento e disciplinas escolares. Destina-se não só aos professores de Língua Portuguesa, mas também aos de Geografia, Matemática, História, Educação Física, Língua Estrangeira e Arte, para que todos assumam o papel de mediadores da leitura e da escrita na escola.
Salto para o Futuro - DVDs 33 e 34
Alfabetização, leitura e escrita: série que tem como objetivo colocar em discussão a alfabetização e o letramento, enfocando as principais perspectivas para fazer com que cada criança tenha assegurado o seu direito a aprender a ler e a escrever e, assim, participar do mundo da escrita.
Salto para o Futuro - DVDs 35 e 36
Ciência e vida cotidiana: parceria escola e museu - série que tem como objetivo trazer a ciência para o cotidiano da escola e contribuir para a construção de uma cultura científica. Durante os cinco programas dessa série, serão debatidos os seguintes temas: o museu de ciências como espaço de formação continuada para o professor, o museu ligando escola e comunidade à pesquisa, o museu itinerante, o museu onde não há museu e o museu e o professor.
Salto para o Futuro - DVDs 37 e 38
Conhecimento matemático: série que pretende discutir, ao longo dos cinco programas, os seguintes temas: o ensino e a aprendizagem da Matemática nas séries iniciais, a alfabetização com números, o ensino/aprendizagem das medidas e de números decimais, frações e números fracionados e a geometria.
Salto para o Futuro - DVDs 39 e 40
Visitas, passeios e excursões: série que apresenta atividades variadas que podem ser desenvolvidas fora dos muros da escola. O planejamento em função dos objetivos dos conteúdos de aprendizagem. Mostra como excursões, passeios e visitas não são atividades isoladas do contexto escolar e o porquê em realizá-las? Como escolher o momento adequado? Como fazer a preparação? O que acontece depois? Nem sempre é preciso ir muito longe da escola, pois mesmo em seus arredores é possível identificar muitos pontos de interesse.
Salto para o Futuro - DVDs 41 e 42
Cartografia na escola: série que tem como objetivo discutir com o professor fundamentos e relatos de experiência para o trabalho em sala de aula com mapas, atlas, imagens de satélite e outros recursos da cartografia na escola. Serão abordadas, também, as seguintes questões: como o desenho do espaço está relacionado com a aquisição de conceitos cartográficos; a linguagem cartográfica; a cartografia indígena e o ensino com mapas. A produção de atlas municipais e gerais, bem como o uso de tecnologias modernas como imagens de satélite e fotografias aéreas, também serão apresentados no programa.
Salto para o Futuro - DVDs 43 e 44
Cultura popular e educação: série que tem como objetivo discutir um pouco sobre os muitos jeitos de ser do brasileiro - suas músicas, festas, danças e crenças - que formam uma nação plural. Nas escolas, essa diversidade tem sido reforçada, incorporada ou rejeitada? Propomos uma grande conversa sobre como trabalhar esse tema na educação contemporânea. Entender a cultura popular de um país é entender como seu povo vive, brinca, trabalha e festeja.
Salto para o Futuro - DVDs 45 e 46
Ensino médio: entre jovens e estudantes - série que tem como objetivo promover um debate entre pesquisadores, educadores e jovens, procurando abordar a questão do relacionamento da juventude com a educação, numa perspectiva de pluralidade, no que se refere a conceitos, práticas sociais e práticas pedagógicas.
Salto para o Futuro - DVDs 47 e 48
Escola e povos indígenas no Brasil: série que tem por tema a apropriação da escola pelos povos indígenas no Brasil em anos recentes. Trata-se de pôr em foco questões importantes para a compreensão do sentido da escola para esses povos, priorizando a temática da formação de índios como professores e da construção de currículos diferenciados no ensino indígena. A partir de reflexões e debates, pretende-se levantar a problemática do lugar dos povos indígenas na sociedade brasileira e repensar a forma como as demais escolas do sistema de ensino nacional vêm trabalhando a temática indígena em sala de aula.
Salto para o Futuro - DVDs 49 e 50
Repertório afro-brasileiro na escola: série que tem como objetivo uma reflexão sobre práticas pedagógicas e uma avaliação sobre a responsabilidade da escola na manutenção de estereotipias. O foco principal será a lei 10.639 e as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana que vem exigindo modalidades de atualização continuada para os educadores, seja para o repertório informativo específico, seja para a formação de excelência conforme almeja a regulamentação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário