quarta-feira, 22 de abril de 2009

Fúria de titãs

Fúria de Titãs é uma aventura mitológica que tem por base a lenda de Perseu que foi devidamente ajustada para envolver os espectadores em uma história fantástica, mesclando romance e ação.
Infelizmente a mitologia ainda não despertou o interesse dos cineastas na proporção merecida, e é muito gratificante quando existe a proposta de se produzir um filme do estilo. Mesmo com alterações significativas na lenda original, o filme desperta algo muito mais importante do que o debate sobre o grau de alteração da lenda; desperta o interesse do espectador pela mitologia, o interesse em saber mais sobre Perseu e os Deuses do Olimpo. Lembro que assisti o filme no cinema e que logo em seguida estava procurando livros sobre o assunto.
Os efeitos especiais mudaram e estão muito mais avançados do que as técnicas utilizadas por Ray Harryhausen (produtor e responsável pelos efeitos especiais), que era mestre nas animações stop motion e no uso de miniaturas. Porém não existe dúvida que o filme vai agradar muito, principalmente a geração que ainda não teve oportunidade de ter contato com a mitologia Grega. Até porque, os efeitos, obsoletos ou não, ainda apresentam uma Medusa que continua fantástica.
Também a despedida de Harryhausen do cinema, Fúria de Titãs não conta com um elenco, mas sim com uma constelação com nomes como Laurence Olivier, Maggie Smiths, Ursula Andress, entre outros. Sem falar das paisagens lindas, decorrentes das locações escolhidas na Itália, Espanha e Ilha de Malta.
Beverley Cross além de ser o roteirista era o marido da maravilhosa Maggie Smiths e amigo de Harryhausen (com que trabalhou em 1977 no filme Simbad e o Olho do Tigre), montou uma história ao agrado de seu amigo, mas altamente dependente da criatividade do diretor e de Harryhausen. O que resultou como sendo seu último roteiro.
O visual merece destaques positivos e negativos (por incrível que pareça), conseguindo resultar em cenários ótimos e terríveis, ótimos como as locações que citei acima e terríveis como as luzes néon atrás do trono de Zeus. A trilha sonora é muito boa e a avaliação geral do filme é a garantia de entretenimento para a família toda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário