segunda-feira, 29 de abril de 2013

Justina Iva quebra o princípio de democracia participativa

Infelizmente a secretária de educação da prefeitura de Natal  Justina Iva, está dando demonstrações de falta de princípios democráticos. A equipe de coordenação da formação de professores, no encontro de hoje de manhã (29/04), anunciou que o crononograma construído pelos professores  teria de ser refeito, por exigência da secretária. Justina exigiu que fossem incluídos entre os temas, dois encontros sobre inclusão.
A exigência de Justina quebra um princípio que norteia a prática educativa que é o da participação popular de atores de determinado seguimento.
No primeiro encontro, que aconteceu o mês passado, os professores haviam construído, coletivamente, o cronograma dos temas a ser trabalhado em cada encontro. Inclusive foi abordado a necessidade do tema inclusão, mas que na votação venceram outros temas. A secretária também mandou o recado que uma representante da Secretaria também iria ocupar, por uma hora, dois encontros.
Não precisa ser um grande estrategista, para perceber que por trás desta "boa iniciativa" esconde um outro problema. Ou seja, com os dois encontros, certamente a Secretaria vai argumentar de que os professores de Ensino Religioso foram "capacitados" para enfrentarem os problemas advindos da complexidade que envolve o processo de inclusão. E assim, falsear o cumprimento da Lei que exige um professor auxiliar em turmas inclusiva.
Além disto, a secretária Justina também já elaborou um calendário de reuniões ordinárias com os gestores públicos. Eles irão acontecer todas as quarta-feiras da semana. Também não precisa ser um "especialista" . para entender que por trás desta preocupção com os gestores se esconde outro fato. Ou seja, uma espécie de doutrinação, manter em rédeas curtas os gestores que foram eleitos com o voto popular da comunidade escolar e não nomeados pela Secretaria.
Com isto, Justina Iva que tem sua carreira política construída sob o marketingde uma representante das forças democráticas,em poucos dias a frente da gestão, dá demonstrações de que sua administração vai ser centralizadora, mantendo seu corpo auxiliar a base de rédeas curtas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário